domingo, 19 de janeiro de 2014

Atividade 10

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
 
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes:  Silvio Vilasi e Julio Cesar



INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo a realização de uma pesquisa mostrando como é o funcionamento do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) Núcleo de tecnologia Educacional( NTE) e como o mesmo estar estruturado. Nosso plano inicial era desenvolver este trabalho com base em uma pesquisa in loco, porém como em dezembro os coordenadores e técnicos estão envolvidos no fechamento do ano para prestar conta junto ao MEC, não tivemos total êxito em nossa busca, porém visitamos o proinfo e a partir dessa visita e de alguns sites indicados desenvolvemos nosso trabalho.
Esse trabalho vem de encontro ao anseio de acadêmicos de licenciaturas e professores, pois através dele algumas possibilidades de qualificação nas áreas tecnológicas serão demonstradas.

RELATÓRIO

O Proinfo Nacional nasceu em 1997 e a partir dessa data teve inicio sua implantação nos estados, como seu funcionamento previa a distribuição de computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais, o estado tinha que entrar com uma contrapartida correspondente a responsabilidade com a estrutura adequada para receber os laboratórios e a capacitação dos educadores para o uso das máquinas e tecnologias, e foi dessa necessidade que surgiu o Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE/Proinfo/RR, ele nasce agregado a UNIVIRR – Fundação Universidade Virtual de Roraima.
Os NTEs são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnicos qualificados, para dar formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública (Estado e Município), no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software). PROINFO-NTE/RORAIMA, 2013, p. 01):
Em 2010 o Proinfo passou a atuar na Av. Santos Dumont, localizado no bairro São Francisco, onde permanece até os dias de hoje, e tem como coordenadora a professora Soraya Magalhaes.
Essa primeira etapa do PROINFO ocorreu entre os anos de 1997 e 2007, quando, em  12 de dezembro de 2007, durante a gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva (LULA),  ocorreram algumas modificações no programa, entre elas a alteração da nomenclatura, pois, o  que até então era denominado Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO),  passou a ser designado por Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO  INTEGRADO), essas mudanças ocorreram a partir do decreto Nº 6.300/2007 (BRASIL,  2007). SOUZA.
De 2007 em diante surge o ProInfo Integrado, que não representa apenas uma mudança de nomenclaturas mas sim uma expansão do que era anteriormente oferecido, O ProInfo Integrado agora passa a ser um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Dentre os principais cursos ofertados aos Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas, apresentaremos (BRASIL, 2013):
Introdução à Educação Digital. Este curso busca a inclusão digital de profissionais da educação. 
Tecnologias na Educação. Ensinando e aprendendo com as TIC, ajuda professores a usarem o potencial pedagógico dos recursos Tecnologicos no ensino e na aprendizagem em suas escolas.
Elaboração de Projetos. Visa capacitar professores e gestores escolares para o trabalho com projetos.
Redes de Aprendizagem. Prepara professores para compreenderem o papel da escola diante da cultura digital, possibilitando a eles o uso das novas mídias sociais no ensino.
Um dos objetivos do Proinfo Roraima e desenvolver suas atividades buscando uma maior aproximação das tecnologias computacionais, sendo mediador entre tecnologias, professores e alunos, consequentemente aproximando toda a escola dessa realidade tecnológica, que tem como tendência a expansão.
Nessa busca a instituição disponibiliza cursos para a comunidade, e também para as escolas que solicitam os cursos para seus alunos, para isso basta apenas a escola entrar em contato com o Proinfo Roraima e seguir as orientações da instituição.
A coordenadora coloca como objetivo principal do programa a capacitação dos professores da rede pública de ensino. O curso de informática aplicada para professores tem capacitado profissionais de todos os níveis da educação para uma ampla visão de ensino, melhorando o jeito de dar aula utilizando as tecnologias:

“O ProInfo não se destina a reinventar a máquina de ensinar, mas a fazer com que professores desempenhem melhor sua nobre missão, orientando os educandos para que estes, apoiados pelas novas tecnologias de informação e comunicação, tornem-se cidadãos de fato, criativos e independentes, aptos a aprender durante toda a vida e conviver numa sociedade cujo dia-a-dia depende cada vez mais de tecnologia. O ProInfo, enfim, volta-se para promover interaçõe humanas, utilizando-se da tecnologia em nome de valores humanos.” Relatório de Atividades 1996/2002.

O MEC disponibiliza meios e recursos através do Proinfo local, porem ele cobra relatórios periódicos, para saber o andamento das atividades no estado, o MEC tem também a responsabilidade na formação dos instrutores.
O Proinfo Roraima conta com uma equipe de profissionais organizados da seguinte forma, técnicos, tutores, instrutores de informática e professores multiplicadores, porém o número desses profissionais e muito pequeno, e o núcleo tem dificuldade em aumentar o seu quadro, pois os professores não se sentem motivados, por que mesmo estando em sala de aula não ganham a GID – Gratificação de Incentivo a Docência como os demais professores em sala de aula.
Outra dificuldade e a de infraestrutura, começando com os próprios laboratórios do proinfo, com os telhados sem manutenção que possibilitam enormes goteiras como também os espaços nas escolas que nem sempre são adequados para a implantação dos laboratórios.
A rede elétrica frágil das escolas com necessidades de adequação também é outro problema enfrentado pela instituição.
O Proinfo Roraima e responsável também pelo UCA-Um Computador Por Aluno e  pelas tabletes educacionais, sendo sempre um mediador nas inovações tecnológicas propostas pelo MEC e o publico alvo, sendo eles tanto alunos como professores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do que o trabalho de pesquisa se propunha a realizar, julgamos ter obtido êxito, pois através dele pudemos conhecer um pouco do que é o Proinfo e o que ele tem a oferecer a sociedade, bem como mostrar seu objetivo principal, que é promover o uso das Tecnologias educacionais como meio de enriquecimento pedagógico no ensino público em geral. Destacando que seu trabalho principal é introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) nas escolas públicas, sem deixar de lado a realização e cursos a distancia e presenciais oferecidos a todo o estado de Roraima.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Proinfo Integrado.  Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=13156. Acesso em: 14 dez. 2013.

SOUZA, Albano de Goes. Politicas Públicas de Educação e Tecnologia: o  histórico das tic no processo  educativo brasileiro. Acessado em 13 de dezembro de 2013.disponivel em http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%208/PDF/Microsoft%20Word%20-%20POLITICAS%20PuBLICAS%20DE%20EDUCAcaO%20E%20TECNOLOGIA-O%20HISToRICO%20DAS%20TIC%20NO%20PROCESSO%20EDUCATIVO%20BRASILEIRO.pdf
Relatório de Atividades 1996/2002. Ministério da Educação MEC. Brasília – DF, 2002. Acessado em 10 de dezembro de 2013. Disponível em: http://www.proinfo.gov.br/upload/img/relatorio_died.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário